segunda-feira, 29 de abril de 2013

HERA ALEMÃ - AMARELO AOS MONTES



  • Nome Científico: Delairea odorata
  • Sinonímia: Senecio scandens, Senecio mikanioides
  • Nomes Populares: Trepadeira-africana, Gerânio-africano, Hera-alemã, Senécio, Trepadeira-senécio
  • Família: Asteraceae
    Categoria: Trepadeiras
    Clima:  Mediterrâneo, Subtropical, Temperado, Tropical
    Origem: África, África do Sul
    Altura: 4.7 a 8.0 metros
    Luminosidade: Luz Difusa, Meia Sombra, Sol Pleno
    Ciclo de Vida: Perene

FLOR: amarela
ÉPOCA: ano todo


A trepadeira-africana, trepadeira-senécio ou hera-alemã, vai super bem em vasos, jardineiras ou mesmo plantada direto no chão, a meia-sombra (algumas horas de sol por dia) ou a pleno sol (todas as horas de sol do dia).
É ótima para cobrir grades, cercas e caramanchões. Não gruda sozinha em muros, mas se enrosca em fios e hastes condutoras, por onde sobe com facilidade.
O crescimento chama atenção pelo vigor e pela e rapidez e, a floração acontece algumas vezes por ano mas principalmente na primavera e no verão. As flores são de um amarelo intenso muito bonito, perfumadas e são melíferas, o que atrai diversos tipos de insetos e borboletas.
Pra quem gosta de jardim cheio de vida é uma excelente opção.
A trepadeira-africana é uma planta volúvel, semi-herbácea, de folhagem perene e florescimento ornamental. O caule é longo e verde, podendo alcançar 8 metros de comprimento. Ele emite ramificações e se enrosca facilmente sobre os suportes. As folhas são verde brilhantes, cerosas, divididas em lobos, e muito semelhantes às folhas da Hera
As inflorescências são compostas, como pequenas margaridas, densamente agrupadas em cachos pendentes. As pétalas são amarelas, assim como os estames. O florescimento ocorre de forma esparsa durante o ano todo e tende a ser mais abundante em uma das qualquer uma das estações, dependendo do clima onde está sendo conduzida. As sementes, que se seguem, são pequenas e equipadas com um pequeno “pára-quedas”, constituído de pelos especiais, de forma semelhante aos dentes-de-leão. A dispersão ocorre pelo vento.

A trepadeira-africana é uma planta formidável, pois além da floração exuberante e docemente perfumada, é uma planta rústica que pode ser aproveitada em diferentes funções. Além de cobrir caramanchões, cercas, pérgolas ou treliças, ela também pode ser utilizada para coroar muros e como planta pendente, se plantada em jardineiras suspensas. Ela também é capaz de escalar árvores, misturando-se à copa. No entanto há que se ter cuidado com esta característica, pois com o passar do tempo, acaba por sufocar a planta suporte. Assim é preferível oferecer-lhe um arbusto ou árvore morta. 

Sua floração é atrativa para insetos polinizadores, como abelhas e borboletas.

TRONCO: Os ramos são longos, pois é uma trepadeira volúvel, ou seja se enrolam em qualquer estrutura que encontrarem.
LUMINOSIDADE: Sol pleno ou meia-sombra.
ÁGUA: Aprecia solo úmido, mas não encharcado, regar duas vezes por semana.

CLIMA: Prefere clima ameno. Tolera frio moderado até no máximo -5ºC.


PODA: Pode ser feita após a floração, para redução de volume e retirada de ramos secos e mal formados.


CULTIVO: De desenvolvimento relativamente rápido, gosta de solo areno-argiloso, que tenha boa drenagem. Sugestão de mistura: 1 parte de composto orgânico, 1 parte de areia grossa de construção, 1 parte de terra vegetal e 1 parte de terra comum de jardim. Para que ela possa trepar deve ser preparada uma  estrutura.


FERTILIZAÇÃO: Por ocasião do plantio incorporar ao solo esterco de gado bem curtido, ou 5 colheres de sopa de NPK, fórmula 04-14-08. Depois de 6 meses aplique de 3 a 4 vezes por ano, 3 colheres de sopa ao redor do caule, nunca junto a ele.


UTILIZAÇÃO: No revestimento de muros, cercas, pérgulas e grades.


PROPAGAÇÃO: Por estaquia da ponta de ramos, após floração, por sementes  ou raízes cortadas e postas a enraizar logo após o período de florescimento..



Alerta:

Esta espécie pode se tornar invasiva em algumas situações. É considerada uma planta tóxica se ingerida, desta forma, mantenha fora do alcance de crianças pequenas e animais domésticos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário