sexta-feira, 8 de junho de 2012

PLÁTANO


PLÁTANO
Nome popular: Plátano.
Nome científico: 
Platanus x hispanica Mill. ex Munchh (Pkitanusxhispanica Mill. ex Munchh) 
Origem: Nativa da Eurásia (
massa que forma em conjunto a Europa e a Ásia) e da América do Norte
Gênero: Platanus
Família: Platanaceae
O nome latino Platanus, deriva do grego “piatanos”. Este termo resulta do grego “piatys ”, que significa “largo”, numa possível alusão à ampla copa desta frondosa árvore.
De climas subtropicais e temperados, o Plátano tornou - se conhecido pela representação de sua folha estilizada no centro na bandeira do Canadá.
As duas barras verticais vermelhas significam os oceanos pacíficos e atlântico, a barra branca o território de Canadá enquanto que a folha estilizada representa as matas cobertas de Plátanos (árvore típica canadense).

Os plátanos árvores de interesse ornamental podendo atingir mais de 30 metros de altura, têm uma característica muito especial: aguentam bem a poluição. Por essa razão são uma boa escolha para se plantar nas cidades.
Os plátanos são, Cultivados há muitos anos como árvores de parques e arruamentos, em alguma cidades brasileiras, como por exemplo,

Campos do Jordão/SP,

 


Fraiburgo/SC,




 Porto Alegre/RS, que possui árvores centenárias de beleza espetacular.


 

Os plátanos possuem folhas lobadas que ficam avermelhadas no outono antes de caírem no inverno, desenvolvendo-se melhor em solos frescos e profundos. Isolado dá lugar a uma árvore de copa enorme, com muitos ramos e um tronco curto e grosso. Por vezes é costume podá-lo com alguma regularidade.
 São características dos plátanos a casca, com as suas manchas e as folhas, parecidas com as do ácer.
Os plátanos vivem intensamente as estações do ano. Na Primavera, ficam cheios de rebentos e folhas novas de um verde claro, no Verão os plátanos ficam frondosos e cheios, oferecendo uma sombra muito agradável, no outono, as folhas tornam-se totalmente amarelas e no Inverno perdem toda a folhagem ficando totalmente despidos apenas com o tronco e os ramos, por isso é uma árvore de folha caduca.
 Observar um plátano, é observar o desenvolvimento das estações do ano e, consequentemente, o andar do tempo.
APLICAÇÕES
A madeira do plátano é dura e muito resistente, sendo muito parecida com a da faia. Esta madeira, pardo-amarelada é utilizada em marcenaria e carpintaria, sendo também um bom combustível.
Como esta árvore tem o tronco esverdeado e uma copa muito ampla, é considerada das me­lhores árvores no combate à poluição do ar citadino. Por isso foi uma árvore muito plantada na cidade de Londres, quando ali se deu início, há décadas, ao combate ao conhecido “smog”, nevoeiro londrino.
Sua madeira é usada na produção de lenha, pisos, paredes e barroteamento na construção civil, cabos de ferramentas, puxadores e espelhos de luz, artesanato e móveis. Recentemente, o plátano tem sido plantado para obtenção de madeira utilizada na fabricação de móveis vergados. A madeira da árvore foi apontada como a melhor alternativa para o fornecimento de matéria-prima nobre ao setor moveleiro em substituição às espécies nativas.
Entre as qualidades do plátano destaca-se a flexibilidade. As pesquisas realizadas até agora mostram que a espécie pode ser cortada entre 10 e 15 anos. A árvore cultivada no Brasil é o Platanus x acerifolia, uma espécie híbrida que chegou à região Sul com os imigrantes italianos, ainda no século XIX, fruto do cruzamento espontâneo da árvore européia Platanus orientalis com a canadense Platanus occidentalis. O plátano se adapta melhor ao Sul do Brasil devido ao clima frio. As mudas produzidas pela árvore são obtidas pelo método de estaquia.
CURIOSIDADE
Há quem diga que a sua madeira é de excelente sonoridade e que o famoso violino “Stradivarius” , foi construído com a madeira dessa espécie de árvore. Na década de 1960 um Senhor, morador de Tatuí-SP., visitou a cidade de Campos de Jordão. Em suas andanças pela Cidade, vendo um exemplar de plátano que havia sido cortado e estava tombado próximo a uma de nossas avenidas, pediu autorização para o Prefeito Municipal da época e levou parte da madeira dessa árvore para sua Cidade. Como era especialista na construção de instrumentos musicais de corda e pertencia ao famoso Conservatório Musical de Tatuí, construiu alguns violinos e fez questão de encaminhar um exemplar como presente para a Prefeitura Municipal, de Campos do Jordão como gratidão.

22 comentários:

  1. eu queria saber se o plátano da mudas por ramos e é verdade que se colocar num copo de agua ele cria raizes????????
    por favor mé responda!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá... meu amigo pega sim por ramos ou seja galhos...
      Agora se deixar ela assim pra criar raíz num tive muito susesso não... mas pude notar que conserva ela por um tempo verde... pode ser sim que haja pequenas raízes se fizer isso... se quer um bom resultador em mudas tente por preparar galhos no mínimo da grossura do dedo mininho ( essa situação pra estaqueamento já na terra) e pra pacotes ou vasos mais ou menos da grossura de uma caneta pra poder ter um bom resultado... mas lembrando sempre mantendo as mesmas irrigadas uma ou duas vezes ao dia... ok aquele abraço... ham... tenho um blog na net a respeito dessas especies... mas conforme o tempo vou colocando explicações de manejo das mesmas ok abraços...

      Excluir
  2. Bom dia!
    Gostaria de saber o preço da muda do olatáno e o tamanho da mesma.
    Rosemberg Pinheiro

    ResponderExcluir
  3. Bom dia!
    Gostaria de saber o preço da muda do platáno e o tamanho da mesma.
    Rosemberg Pinheiro

    ResponderExcluir
  4. Olá Gostaria de saber o tempo que o Platano demora a crescer quando plantamos uma muda de 1m de altura. E tb o preço.
    Claudia Garrubbo

    ResponderExcluir
  5. Moro na serra fluminense e aqui
    chove muito. Gostaria de plantar num terreno ermo. Lá não tem ninguém para aguar. Portanto qual a melhor época do ano, já que a muda vai ficar dependendo das chuvas?

    ResponderExcluir
  6. Olá, gostaria de saber se as raízes são danosas para casas, e se o clima daqui ( Caçapava - SP) é propício. Envie-me o preço da muda, Obrigado!

    ResponderExcluir
  7. Só uma correção....Plátano não é a mesma especie da bandeira canadense.....A espécia da bandeira é a maple tree, ou conhecida aqui no Brasil como bordo canadense (ou acer)

    ResponderExcluir
  8. Ola, a bandeira do Canada é a folha da árvore Acer Saccharum, maple tree, conhecida aqui como Bordo canadense. É normal confundir estas duas espécies, apesar de terem folhas bastante similares, são de famílias diferente. Vale dizer que o maple canadense cresce em nosso país, o sul tem as condições perfeitas para seu crescimento, quem se interessar basta procurar na internet que achara sementes a venda.

    ResponderExcluir
  9. já consegui tirar mudas de plátanos , ex . um galinho na grossura de um dedo . deixe uma noite em um copo com água + enraizador. no dia seguinte tire do copo e plante em um saquinho de leite com argila retirado do fundo do poço . só regar uma vez ao dia .deu certo ok

    ResponderExcluir
  10. já consegui tirar mudas de plátanos , ex . um galinho na grossura de um dedo . deixe uma noite em um copo com água + enraizador. no dia seguinte tire do copo e plante em um saquinho de leite com argila retirado do fundo do poço . só regar uma vez ao dia .deu certo ok

    ResponderExcluir
  11. tirei mudas de plátanos em argila retirada do fundo do poço . 1 : deixe o ramo em um copo de água + enraizador por um dia 2 : retire o ramo do copo e estaqueie em argila no saquinho vazio de leite . 3 tiras mudas em outono ou inverno ok boa sorte

    ResponderExcluir
  12. tirei mudas de plátanos em argila retirada do fundo do poço . 1 : deixe o ramo em um copo de água + enraizador por um dia 2 : retire o ramo do copo e estaqueie em argila no saquinho vazio de leite . 3 tiras mudas em outono ou inverno ok boa sorte

    ResponderExcluir
  13. Gostaria de saber como e quando fazer a muda de plátano através do ácido indolbutírico. E, quanto tempo é necessário para replantar na lavoura. Obrigado

    ResponderExcluir
  14. Gostaria de saber como e quando fazer a muda de plátano através do ácido indolbutírico. E, quanto tempo é necessário para replantar na lavoura. Obrigado

    ResponderExcluir
  15. bomdia...moro em osasco sp e quero adqurir muda de plátano

    ResponderExcluir
  16. Boa tarde! Gostaria de saber se o plátano sobrevive no centro oeste?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Regina, também gostaria de saber. Eu sou de Goiânia, mas atualmente moro em Brasília. Já fui ao Sul do Brasil várias vezes e acho essa árvore sensacional. Gostaria muito de saber se ela sobreviveria ao clima tropical continental.

      Excluir
    2. Matheus e Regina, em locais com um mínimo de frio é possível cultivar plátanos, creio que não é o caso de Goiânia, infelizmente. Além de toda a região Sul, plátanos, ácers (japenese maple) e o sugar maple (aquele da bandeira do Canadá) podem ser cultivados em muitas áreas do sudeste (sul de Minas, Serra Fluminense, Região da Mantiqueira em São Paulo, além de toda a região metropolitana da capital paulistana. No Centro-Oeste, apenas no extremo Sul de Mato Grosso do Sul. Um morador da quente e abafada Baixada Fluminense parece ter tido algum sucesso (e muitos fracassos) com essas espécies. O blog dele é esse: http://www.arvoresjardins.com/acer.html

      Mas, sinceramente, me parece tarefa quase impossível de cultivar essas espécies aí. Espero ter ajudado. Abraços!

      Excluir
  17. Essas arvores enfeitam Campos do Jordão.
    www.olsenedias.com.br/imobiliaria.html

    ResponderExcluir
  18. Essas arvores enfeitam Campos do Jordão.
    www.olsenedias.com.br/imobiliaria.html

    ResponderExcluir
  19. Olá! Moro na região do Triângulo Mineiro, de Cerrado. Acho lindo o Plátano. Será que a árvore se adaptaria na região. Não temos dias muito frios no Inverno e também não temos calor excessivo. A média de temperatura anual não é alta.

    ResponderExcluir