quarta-feira, 3 de agosto de 2011

Ipê Amarelo



- Nome científico: Tabebuia chrysotricha 
- Nomes populares: ipê-amarelo, ipê-tabaco ipê-amarelo-cascudo, ipê-do-morro, ipê, ipê-amarelo, aipé, ipê tabaco, ipê-amarelo-paulista, pau-d'arco-amarelo
- Origem: Brasil 
- Família: Bignoniáceas

- Ocorrência: do Espírito Santo até Santa Catarina, na floresta pluvial Atlântica 
- Luminosidade: sol pleno 
- Porte: Pode chegar a 8 metros de altura 
- Clima: quente e úmido 
- Copa: rala, com diâmetro um pouco maior que a metade da altura 
- Propagação: Sementes 
- Solo: fértil
e bem drenado
- Podas: recomenda-se apenas podas de formação
- Coleta de sementes: diretamente da árvore quando começar a abertura espontânea dos frutos. 
- Época de coleta de sementes: outubro a novembro. 
- Fruto: legume deiscente. 
- Flor: amarela. 
- Crescimento da muda: médio. 
- Germinação: rápida.
 - Plantio: mata ciliar, área aberta.
- Observação: semear logo após a coleta, pois perde rapidamente poder de germinação. A cobertura das sementes nas sementeiras deve ser uma fina camada com substrato leve.
 Madeira: moderadamente pesada, resistente, difícil de serrar, de grande durabilidade mesmo quando em condições adversas. Utilizada na construção civil, própria para obra externas, como postes, cercas, peças para pontes, tábuas para assoalhos, molduras, tábuas, rodapés, etc.



      O ipê-amarelo é encontrado em todas as regiões do Brasil e sempre chamou a atenção de naturalistas, poetas, escritores e até de políticos. Em 1961, o então presidente Jânio Quadros declarou o ipê-amarelo, da espécie Tabebuia vellosoi, a Flor Nacional. Desde então, o ipê-amarelo é a flor símbolo de nosso país.
      Hoje é muito difícil encontrar uma árvore de ipê-amarelo em meio à mata nativa, quando isso acontece, o espetáculo é grandioso e merece ser apreciado com calma e reverência. Podendo atingir até 30 metros de altura, o ipê em flor no meio da mata, contrasta com o verde das outras árvores. 
      Originária do Brasil é a espécie de ipê mais utilizada em paisagismo. Durante o inverno, as folhas do ipê-amarelo caem e a árvore fica completamente despida. No início da primavera, entretanto, ela cobre-se inteiramente com sua floração amarela, dando origem ao famoso espetáculo do ipê-amarelo florido. Quanto mais frio e seco for o inverno, maior será a intensidade da florada. As flores desta espécie atraem abelhas e pássaros, principalmente beija-flores que são importantes agentes polinizadores. 
      É uma árvore extremamente ornamental, principalmente quando em flor; é a espécie de ipê mais cultivada em praças e ruas estreitas e sob redes elétricas em virtude de seu pequeno porte.








Nenhum comentário:

Postar um comentário